Friday, 30 March 2018

Comércio do sistema marítimo do oceano índico


Rotas Comerciais do Oceano Índico.
As rotas comerciais do Oceano Índico conectaram o Sudeste Asiático, Índia, Arábia e África Oriental. Pelo menos no terceiro século aC, o comércio marítimo de longa distância se moveu através de uma rede de rotas que ligam todas essas áreas, bem como o Leste Asiático (particularmente a China). Muito antes dos europeus descobriram & # 34; O Oceano Índico, os comerciantes da Arábia, Gujarat e outras áreas costeiras usaram dhows triangulares para aproveitar os ventos de monção sazonais. A domesticação do camelo ajudou também a comercializar mercadorias costeiras - seda, porcelana, especiarias, escravos, incenso e marfim - para os impérios do interior.
Na era clássica, os principais impérios envolvidos no comércio do Oceano Índico incluíram o Império Mauryan na Índia, a Dinastia Han na China, o Império Aquemênida na Pérsia e o Império Romano no Mediterrâneo. A seda da China adornava os aristocratas romanos, as moças romanas misturadas nos tesouros indianos e as jóias persas aparecem nas configurações de Mauryan.
Outro importante item de exportação ao longo das rotas comerciais clássicas do Oceano Índico foi o pensamento religioso. O budismo, o hinduísmo e o jainismo se espalham da Índia para o Sudeste Asiático, trazidos por comerciantes e não por missionários. O islã mais tarde se espalharia da mesma maneira do CE dos anos 700.
Comércio Oceano Índico na Era Medieval.
Durante a era medieval, 400 - 1450 CE, o comércio floresceu na bacia do Oceano Índico. A ascensão dos califatas de Umayyad (661 - 750 CE) e Abbasid (750 - 1258) na Península Arábica forneceu um poderoso nó ocidental para as rotas comerciais. Além disso, os comerciantes valorizados pelo Islã (o próprio Profeta Muhammad era um comerciante e líder de caravanas), e as cidades muçulmanas ricas criavam uma enorme demanda de bens de luxo.
Enquanto isso, as dinastias Tang (618 - 907) e Song (960 - 1279) na China também enfatizavam o comércio e a indústria, desenvolvendo fortes laços de comércio ao longo das Estradas de Seda terrestres e incentivando o comércio marítimo. Os governantes Song, mesmo criaram uma poderosa marinha imperial para controlar a pirataria no extremo leste da rota.
Entre os árabes e os chineses, vários grandes impérios floresceram em grande parte no comércio marítimo. O Império Chola no sul da Índia deslumbrou viajantes com riqueza e luxo; Os visitantes chineses registram desfiles de elefantes cobertos com pano de ouro e jóias marchando pelas ruas da cidade. No que é agora a Indonésia, o Império Srivijaya cresceu com base quase total na tributação de embarcações comerciais que atravessaram o Estreito estreito de Malacca. Mesmo Angkor, com base no interior do país Khmer do Camboja, utilizou o rio Mekong como uma rodovia que a ligou à rede comercial do Oceano Índico.
Durante séculos, a China permitiu principalmente que comerciantes estrangeiros chegassem a ele. Afinal, todos queriam bens chineses, e os estrangeiros estavam mais do que dispostos a tomar o tempo e o problema de visitar a China costeira para obter sedas finas, porcelana e outros itens. Em 1405, no entanto, a nova dinastia Ming do imperador Yongle da China enviou a primeira das sete expedições para visitar todos os principais parceiros comerciais do império ao redor do Oceano Índico. Os navios do Tesouro Ming sob o Almirante Zheng Ele viajou até o leste da África, trazem emissários e comercializam mercadorias de toda a região.
Continue a ler abaixo.
A Europa Intrudes no Comércio do Oceano Índico.
Em 1498, novos marinheiros estranhos fizeram sua primeira aparição no Oceano Índico. Marinheiros portugueses sob Vasco da Gama arredondaram o ponto sul da África e se aventuraram em novos mares. Os portugueses estavam ansiosos para participar do comércio do Oceano Índico, já que a demanda européia por produtos de luxo asiáticos era extremamente alta. No entanto, a Europa não tinha nada para negociar. Os povos em torno da bacia do Oceano Índico não precisavam de roupas de lã ou de peles, panelas de ferro ou outros produtos escassos da Europa.
Como resultado, os portugueses entraram no comércio do Oceano Índico como piratas em vez de comerciantes. Usando uma combinação de bravatas e canhões, eles apreenderam cidades portuárias como Calicut na costa oeste da Índia e Macau, no sul da China. Os portugueses começaram a roubar e extorquir produtores locais e navios mercantes estrangeiros. Marcada pela conquista dos moriscos de Portugal e Espanha, eles viram os muçulmanos em particular como o inimigo e aproveitaram todas as oportunidades para saquear seus navios.
Em 1602, um poder europeu ainda mais implacável apareceu no Oceano Índico: a Companhia Holandesa das Índias Orientais (COV). Em vez de insinuar-se no padrão de comércio existente, como os portugueses fizeram, os holandeses buscaram um monopólio total de especiarias lucrativas, como a noz-moscada e a maça. Em 1680, os britânicos se juntaram com a British East India Company, que desafiou o COV para o controle das rotas comerciais. À medida que as potências européias estabeleceram o controle político sobre partes importantes da Ásia, transformando a Indonésia, a Índia, a Malásia e muito do Sudeste Asiático em colônias, o comércio recíproco se dissolveu. Os bens mudaram-se cada vez mais para a Europa, enquanto os antigos impérios comerciais asiáticos se tornaram mais pobres e entraram em colapso. A rede comercial de dois mil anos do Oceano Índico foi paralisada, se não completamente destruída.

O comércio do Oceano Índico: uma simulação de sala de aula.
África no mundo.
NEH Summer Institute 1993.
Informação de antecedentes para Professores e / ou Estudantes Mapa do Comércio do Oceano Índico O Procedimento de Simulação Tabela de Assentos que Acompanha Planilhas & amp; Overheads.
Informações básicas sobre o comércio do Oceano Índico.
O comércio do Oceano Índico começou com pequenos acordos comerciais em torno de 800 A. D, e declinou no século 1500, quando Portugal invadiu e tentou administrar o comércio para seu próprio lucro.
À medida que o comércio se intensificava entre a África e a Ásia, cidades prósperas floresciam ao longo da costa leste da África. Estes incluíram Kilwa, Sofala, Mombasa, Malindi e outros. As cidades-estados negociaram com reinos do interior como o Grande Zimbabwe para obter ouro, marfim e ferro. Esses materiais foram então vendidos para lugares como Índia, Sudeste Asiático e China. Estas foram as exportações da África no comércio do Oceano Índico. Esses itens poderiam ser vendidos com lucro porque eram escassos nos países asiáticos.
Ao mesmo tempo, as cidades-estados da África Oriental estavam comprando itens da Ásia. Muitos residentes da cidade-estados estavam dispostos a pagar preços elevados por objetos de algodão, seda e porcelana. Esses itens eram caros porque não estavam disponíveis na África no momento. Estas foram as importações da África no comércio do Oceano Índico.
As cidades-estados ao longo da costa leste da África fizeram centros de comércio ideais. Uma atração importante foi o ouro obtido dos reinos do interior. O ouro era necessário principalmente para moedas, embora também fosse usado para obras de arte, ornamentação em edifícios e jóias. Além disso, as cidades-estados foram fáceis de alcançar da Ásia por navio devido às correntes favoráveis ​​do vento e do oceano. Os navios não tiveram problemas para encaixar nos excelentes portos e portos localizados nas costas das cidades-estados, facilitando a descarga e carga de carga. Os comerciantes, cansados ​​após a longa jornada no exterior, gozavam da hospedagem e entretenimento oferecidos pelas cidades portuárias. Finalmente, a África Oriental era uma região bastante pacífica, e os poucos conflitos que ocorreram eram pequenos e breves. Todos esses fatores criaram um cenário ideal para empresas de importação e exportação para realizar negócios.
Muitos dos comerciantes da península arábica, da Índia e do Sudeste Asiático permaneceram nas cidades-estados da África Oriental. Os casamentos inter-raciais não eram incomuns, e gradualmente ao longo dos séculos, um grupo étnico novo e distinto desenvolvido, conhecido como Swahili. Hoje, milhões de pessoas Swahili vivem nas nações da África Oriental, onde a língua swahili é amplamente falada. Embora Swahili seja uma língua africana (ou mais precisamente, Bantu), muitas palavras em Swahili ainda podem ser rastreadas até as origens árabe e hindi. Clique AQUI para desfrutar de um exercício de provérbio da Swahili.
A cidade-estados da Swahili cresceu e prosperou, e foi uma grande potência econômica mundial em 1400. Embora as cidades-estados fossem famosas em toda África e Ásia, nenhum país europeu sabia disso. Você pode imaginar a surpresa, então, do capitão português Vasco da Gama quando, em 1498, ele surgiu em cidades portuárias movimentadas como Sofala, Kilwa, Mombasa e Malindi enquanto ele navegava pela costa leste da África. Ele e sua equipe foram recebidos pela maioria das cidades que visitaram, embora nem seus navios nem os itens europeus que eles tentassem negociar tivessem muito interesse nas cidades-estados da África Oriental.
A missão de Da Gama era encontrar uma rota para a Ásia navegando de Portugal, em torno da África, e depois para a Índia. Os países europeus haviam comprado bens asiáticos há anos através de outras rotas mais difíceis. Mas agora os países da Europa começaram a procurar rotas mais rápidas e mais baratas para a Ásia. Vasco da Gama finalmente alcançou a Índia com a ajuda de um navegador de Malindi chamado Majid. Em 1499, da Gama retornou a Portugal e disse ao rei e à rainha, que tinham patrocinado sua viagem, tudo o que tinha visto, incluindo os shiploads de ouro, marfim, porcelana, seda e algodão sendo comprados e vendidos nas cidades portuárias ao longo da costa leste da África.
O governo português teve interesse imediato nas cidades-estados da Swahili. Eles enviaram mais navios para a costa leste da África com três objetivos: tomar qualquer valor que pudessem encontrar, forçar os reis da cidade a pagar impostos aos cobradores de impostos portugueses e a controlar todo o comércio do Oceano Índico. As cidades-estados nunca precisaram de fortes ou grandes exércitos, e não estavam preparadas para os ataques portugueses. Um por um, os portugueses capturaram as cidades portuárias, depois destruíram, saquearam e as queimaram no chão. Os moradores das cidades que não conseguiram escapar foram mortos. Os shiploads de bens inestimáveis ​​foram enviados de volta a Portugal. No entanto, a tentativa portuguesa de assumir e executar o comércio do Oceano Índico foi um fracasso.
Se os municípios da Swahili foram destruídos pelos invasores portugueses, então, como podemos saber muito sobre o comércio do Oceano Índico? Uma maneira é através de evidências arqueológicas. Por exemplo, peças de vasos e pratos chineses de porcelana ainda podem ser encontradas nas praias do leste da África. Outra fonte de conhecimento é a quantidade de documentos escritos por pessoas que vivem na época. Por exemplo, Ibn Battuta, um estudioso africano, viajou para Kilwa em 1331 e escreveu sobre seus imensos edifícios e seus inúmeros outros esplendores. Vasco da Gama e outros europeus que visitaram as cidades-estados da Swahili, também mantiveram diários de bordo detalhando tanto as maravilhas das cidades portuárias - e, mais tarde, a sua violenta destruição nas mãos dos invasores portugueses. E é claro que existem registros mantidos por empresas e governos africanos e asiáticos de compras e vendas feitas através da rede comercial do Oceano Índico. Arqueólogos e historiadores ainda estão trabalhando para reunir este grande capítulo da história africana.
Clark, Leon. Através dos olhos africanos: Culturas na mudança. Volume III: O passado Africano e a Vinda dos europeus. Nova York: Frederick A. Praeger, Publishers, 1970. Páginas 62-67.
Davidson, Basil. O Crescimento da Civilização Africana: África Oriental e Central até o final do século XIX. Longman Publishing Company. Páginas 95-119.
Davidson, Basil. As cidades perdidas da África. Little, Brown and Company. Páginas 171- 212.
Sibanda, M., Moyana, H. e Gumbo, S. D. O Patrimônio Africano: História das Escolas Secundárias Júnior. Livro 1. Harare, Zimbabwe. Livros didáticos do Zimbabwe (PVT) LTD, (sem data). Páginas 97-106.
A Simulação.
Criado por Joan Celebi.
Descrição:
Esta é uma simulação do comércio que ocorreu entre a África ea Ásia entre aproximadamente 1000 e 1500 no Oceano Índico. Isso demonstra que a África desempenhou um papel crucial na economia mundial muito antes do contato com as nações européias. Ele permite que os alunos usem princípios básicos da economia à medida que conduzem & # 8220; trade & # 8221; entre os dois continentes.
A simulação pode ser usada:
durante uma unidade da história africana ou asiática como contraste com a Idade Média européia como uma introdução à era européia da exploração.
A história da África como um poder econômico mundial raramente é apresentada no nível do ensino médio. Esta simulação ajuda os alunos a descartar a noção de que os povos africanos eram primitivos e isolados do mundo exterior, mostrando como os reinos e cidades-estados da África Oriental e Central estavam envolvidos na vasta e lucrativa rede comercial do Oceano Índico.
uma folha de instruções / lista de preços por grupo (opcional) uma forma de fazer uma folha de lucro para cada estudante, um balanço para cada aluno, um retroprojetor e canetas de projeção (opcional) & # 8220; adereços & # 8221; - itens amostros da África e Ásia: pratos de algodão, seda, porcelana, marfim, barras de ferro - alguns destes são caros, então você pode precisar empregar o princípio de & # 8220; substituição criativa & # 8221 ;!
Um ou dois períodos de 45 minutos, dependendo se a classe precisa de tempo antes da simulação para trabalhar na folha Como fazer um lucro.
Primeiro dia: para os alunos que você sente podem precisar de alguma orientação extra antes de serem jogados na simulação real (o que é bastante acelerado). O DIA UM pode ser ignorado se você estiver trabalhando com uma honra ou uma classe de nível superior.
Coloque os alunos em pequenos grupos de não mais de quatro. Atribua a cada grupo o nome de uma cidade-estado da África Oriental (exemplos: Malindi, Mombasa, Kilwa, Sofala, Zanzibar). Dê a cada grupo uma folha de Instruções / Lista de Preços. Dê a cada aluno como fazer uma folha de lucro. Explique a simulação passando pela Lista de instruções / preços com a classe. Informe a classe de que a simulação ocorrerá amanhã, e que o trabalho de hoje será preparação para isso. Explique que para qualquer empresa para sobreviver, ela tem que ser capaz de obter lucro. Da mesma forma, para completar a simulação com sucesso, cada grupo deve saber de antemão como fazer lucros. Explique por que um item é mais caro em um lugar do que em outro (a Lei de Oferta e Demanda). Veja as instruções sobre Como Ganhar Lucro com a classe. Você pode querer fazer o primeiro exemplo com a classe a demonstrar. Incentive os alunos a trabalhar como um grupo ao completarem a planilha. Depois que todos estiverem terminados, ligue para estudantes individuais para explicar como eles poderiam lucrar com um determinado item. Isso permite que você tenha certeza de que todos entendem como podem lucrar com o negócio de importação e exportação. Colecione as instruções / listas de preços para que elas possam ser reutilizadas amanhã. Você também pode coletar as folhas de cálculo Como fazer um lucro para verificar e depois devolvê-las amanhã para ser usado como referência.
Coloque os alunos em pequenos grupos de não mais de quatro. Atribua a cada grupo o nome de uma cidade-estado da África Oriental (exemplos: Malindi, Mombasa, Kilwa, Sofala, Zanzibar). (Os alunos que passaram pelo procedimento acima para o DIA l devem permanecer nos mesmos grupos.) Você pode querer atribuir funções como Timekeeper, Task Master, Spokesperson, etc. dentro de cada grupo. Assista um grupo na seção do meio e outros grupos nos lados (veja a tabela de assentos). Dê a cada grupo uma folha de Instruções / Lista de Preços. Dê a cada aluno um balanço patrimonial. Explique a simulação, examine a Lista de instruções / preços com a classe. Explique como usar o balanço. Dê aos alunos aprox. 10-15 minutos para trabalhar em seus grupos para planejar os itens e os valores que serão importados e exportados para obter lucro. Cada aluno deve registrar esta informação em seu balanço.
NOTA: Você pode fazer deste um jogo: o grupo que ganha o maior lucro. Uma vez que o tempo acabou, não permita que ninguém altere os balanços. Peça ao porta-voz do grupo sentado no meio, explicando como eles conduziram seu comércio. Escreva as informações em um balanço de despesas gerais. Peça aos grupos que rotem seu arranjo de assentos e repita o número 8. Repita # 9 até todos os grupos terem relatado a classe. Um time vencedor pode ser declarado neste momento. Conclusão com uma breve discussão.
NOTA: alguns alunos, meu ser surpreendido ao saber que as barras de ferro são o item mais lucrativo. A maioria das pessoas pensa que os pratos de porcelana são os mais rentáveis ​​porque você pode vendê-los pelo preço mais alto. Esta é uma boa oportunidade para discutir o lucro em função do volume e das percentagens.
Por exemplo, a venda de um conjunto de pratos ganha um ganho de 70 moedas de ouro (compre por 30 e venda por 100), mas apenas um lucro de 230%. A venda de uma barra de ferro ganha um ganho de apenas 9 moedas de ouro (compre por 1 e venda por 10), mas ganha um enorme lucro de 900%. Portanto, vender 30 valores de moeda de ouro das barras de ferro é muito mais lucrativo (ganhando um ganho de 270 moedas) do que vender 30 moedas de ouro no valor (1 conjunto) de porcelana (ganhando apenas 70 moedas).
O Comércio do Oceano Índico.
Instruções:
Seu grupo é uma empresa comercial no ano 1324. Os comerciantes que trabalham para a empresa são da África Oriental e Ásia.
O objetivo da simulação é fazer o maior lucro possível ao viajar de um lado para o outro no Oceano Índico e realizar negócios entre reinos asiáticos e africanos. Use a Lista de Preços abaixo como um guia.
Você pode começar na Ásia ou na África. Cada grupo começa com 5 moedas de ouro. Cada grupo tem um total de DUAS VIAGENS REDONDAS - as quatro viagens de ida de um lado para o outro no Oceano Índico. Cada membro do grupo deve acompanhar os lucros e perdas da empresa passo a passo. Use o balanço para fazer isso. Se o seu grupo entrar em dívida, a empresa está fora do negócio e sua vez acabou.
Lista de preços.
Na Ásia, você pode comprar:
Na África, você pode comprar:
Na Ásia, você pode vender:
Na África, você pode vender:
Como fazer um lucro.
Instruções: use a lista de preços do seu grupo para determinar as respostas às seguintes perguntas. Use as unidades listadas na Lista de preços.
1. Para obter lucros com COTTON,
você compraria em (A) _______________ para (B) _______________ moedas de ouro e vendê-lo em (C) _______________ para (D) _______________ moedas de ouro.
Você faria _______________ moedas de ouro com lucro.
2. Para obter lucros na SILK,
você compraria em (A) _______________ para (B) _______________ moedas de ouro e vendê-lo em (C) _______________ para (D) _______________ moedas de ouro.
Você faria _______________ moedas de ouro com lucro.
3. Para obter lucro na PORCELANA,
você compraria em (A) _______________ para (B) _______________ moedas de ouro e vendê-lo em (C) _______________ para (D) _______________ moedas de ouro.
Você faria _______________ moedas de ouro com lucro.
4. Para obter lucros com o IVOO,
você compraria em (A) _______________ para (B) _______________ moedas de ouro e vendê-lo em (C) _______________ para (D) _______________ moedas de ouro.
Você faria _______________ moedas de ouro com lucro.
5. Para obter lucro no IRON,
você compraria em (A) _______________ para (B) _______________ moedas de ouro e vendê-lo em (C) _______________ para (D) _______________ moedas de ouro.
Você faria _______________ moedas de ouro com lucro.

O Sistema Marítimo do Oceano Índico.
ashley yellowhorse.
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Transcrição do Sistema Marítimo do Oceano Índico.
A. Origens do contato e do comércio.
1. Existem evidências de rotas comerciais iniciais entre a antiga Mesopotâmia e o Vale do Indo. Esse comércio parece ter interrompido porque a Mesopotâmia voltou mais para o comércio com a África Oriental.
2. Dois mil anos atrás, marinheiros malay do sudeste asiático, migraram para as ilhas de Madagascar. Esses migrantes, no entanto, não reteram as comunicações de comércio com sua terra natal.
1. O pouco que conhecemos no sistema do Oceano Índico antes do Islã é iluminado em grande parte por um único século C. C. Texto greco-egípcio, The Periplus of Erythrean Sea. Esta conta descreve um sistema de negociação que deve ter sido bem estabelecido e florescente quando a conta foi escrita. Os bens comercializados incluíam uma grande variedade de especiarias, resinas aromáticas, pérolas, cerâmica chinesa e outros produtos de luxo. O volume de comércio provavelmente não era tão alto como no Mediterrâneo.
2. A cultura dos portos do Oceano Índico foi freqüentemente isolada do seu interior. Na parte oeste do Oceano Índico, os portos comerciais não tinham acesso a grandes populações internas de consumidores potenciais. Mesmo nos portos da Índia oriental e da Malásia orientais que DID têm acesso a grandes populações do interior, as civilizações não se tornaram orientadas para o mar.
3. Traders e marinheiros no sistema do Oceano Índico muitas vezes se casaram com mulheres locais nos portos que freqüentavam. As famílias eram muitas vezes bilíngües e biculturais. Essas mulheres tornaram-se assim mediadoras entre culturas.

O que era a rede comercial do Oceano Índico?
Resposta rápida.
A rede de comércio do Oceano Índico era um sistema de rotas comerciais marítimas que ligavam a China, a Índia, a Tailândia, as ilhas indonésias e malaias, a África Oriental e a Arábia. Retorna pelo menos até o século III aC. e envolveu antigos impérios como o Império Romano e a Dinastia Han.
Continue aprendendo.
O que era o Sistema Marítimo do Oceano Índico?
Como os holandeses conseguiram o controle do comércio do Oceano Índico?
Que oceanos cercam a Índia?
Resposta completa.
Ao longo desta rede, os dhows triangulares explorados aproveitaram os ventos sazonais da monção para navegar em rotas comerciais bem transportadas, transportando seda da China para Roma e Arábia e marfim da África para a China. Com a domesticação do camelo, a rede se espalhou pelo interior da Pérsia e da Índia, e conectou-se com a Ruta da Seda européia para trazer bens do Leste Asiático para todo o mundo ocidental.
Além dos bens, as religiões e as formas de pensamento viajaram pela rede. O Islam se espalhou para a Indonésia, África Oriental e Índia desta maneira, enquanto o pensamento budista e a filosofia confucionista foram levados para a Europa. Quando a pirataria se ergueu ao longo da costa e nas pequenas ilhas densamente juntas que separam os oceanos indiano e Pacífico, a China desenvolveu uma forte marinha antipirataria para proteger seu comércio.
Os europeus entraram e depois dominaram essas rotas comerciais após a navegação de Vasco da Gama no Cabo Africano da Boa Esperança. Quando os portugueses descobriram que tinham pouco os asiáticos e os africanos estavam interessados ​​em negociar, eles se voltaram para conquista e pirataria. A Companhia Holandesa das Índias Orientais entrou no Oceano Índico pouco depois e seguiu um padrão semelhante de conquista e bullying. Ao longo do tempo, os europeus em grande parte assumiram essas rotas comerciais e estabeleceram impérios marítimos.

comércio do sistema marítimo do oceano Índico
A história mundial é um campo rico para ensinar. No entanto, sua variedade de tópicos, exemplos e amplitude pode ser esmagadora. Eu digo a meus alunos que o curso não trata de explicar toda a história do mundo, mas sim de entender como os povos, as sociedades e os estados do mundo foram interconectados. Mas, para melhor contar essa história, é preciso lições apropriadas que possam iluminar os refluxos e os fluxos da história mundial. Muitas vezes ignorado, a história do Oceano Índico fornece uma maneira de ajudar a enfrentar esse desafio.
Historicamente, o Oceano Índico situa-se no centro de grande parte da história mundial. 1 Sua história abrange dos tempos antigos para os tempos modernos, com suas rotas comerciais e intercâmbio de culturas, religiões e povos, proporcionando uma conexão importante entre o Leste Asiático e a África Oriental. O budismo eo islamismo se espalharam pelos caminhos comerciais e se incorporaram aos sistemas de crenças locais. Os comerciantes trocaram uma vasta gama de produtos, incluindo itens de luxo, como sedas chinesas e porcelanas, especiarias do sudeste asiático e têxteis e pimenta indianos alimentando um mecanismo econômico dinâmico que financiou cidades e estados poderosos. Além disso, incorporar a história do Oceano Índico em nossas pesquisas fornece uma maneira de explicar o desenvolvimento global dos estados e povos europeus de forma orgânica, avaliando sua entrada em um mundo complexo e cosmopolita e depois analisando a trajetória das escolhas e interações de Atores europeus neste sistema. Como tal, evita uma abordagem linear para a expansão européia e, em vez disso, oferece uma história mais fluida e complexa de como alguns atores europeus subiram ao poder político ou econômico. Quando ensinamos o Oceano Índico como parte da História Mundial, podemos fornecer uma compreensão mais variada do surgimento de um mundo moderno e globalizado, ao mesmo tempo em que fornecemos exemplos concretos dos conceitos na História Mundial, em particular, suas trocas, redes e padrões.
I. Padrões e trocas.
Uma das características definidoras da história mundial tem sido a análise de padrões de longo prazo. No entanto, a escala de padrões pode criar o problema de como localizar ou manter o local em um estudo que examina o agregado. A própria nuance de explicação histórica pode ser perdida, particularmente quando se tenta fornecer exemplos de ensino adequados para estudantes. Os trabalhos nos estudos do Oceano Índico contribuem para padrões históricos mundiais e podem nos ajudar a desenvolver nossos planos de aulas através de uma estrutura mais global. Na verdade, o Oceano Índico tem uma longa história, abrangendo pelo menos dois mil anos, fornecendo o espaço para vários padrões para surgir, ao mesmo tempo mostrando como esses padrões influenciaram trocas e conexões em um nível mais confinado.
O ambiente desempenhou um papel poderoso no desenvolvimento do mundo do Oceano Índico, uma importância refletida nos trabalhos gerais no campo. 2 Os padrões rítmicos da estação da monção ditaram o fluxo de comércio, migração e práticas culturais em toda a região. Uma vez que o comércio entrou em uma direção por meio ano apenas para reverter, criou a necessidade de acomodar layovers para comerciantes, incluindo um sistema de crédito e comunidades comerciais semi-permanentes. A previsibilidade dos ventos sazonais ea troca de conhecimento náutico influenciaram o design e a construção dos navios, como a vela tardia ou os cascos cosidos (em vez de unhas), além de facilitar o surgimento de pilotos experientes para navegar de porto a porto. 3 Ainda assim, os perigos do mar e as vastas distâncias envolvidas permearam a vida marítima e se encaminharam para as histórias e os mitos do Oceano Índico, como Sinbad the Sailor. 4.
Uma vez estabelecida como característica definidora de como o Oceano Índico operou, outros fatores ambientais também podem ser ensinados. Por exemplo, Mike Davis oferece uma análise excelente da interseção das secas da monção e das políticas imperiais. Concentrando-se no El Niño criou secas do final do século 19, Davis argumenta que as fome que se seguiram na África Oriental e na Índia não eram apenas parte de um padrão ambiental maior que ocorreu na China e no Brasil, mas também parte das políticas imperiais britânicas que se desenvolveram uma infra-estrutura que melhor se adequava às suas necessidades e muitas vezes negligenciava as pessoas, como o fornecimento de grãos a um mercado global a um preço particular em vez de ser distribuído para aliviar a fome. 5.
Ao longo dos últimos anos, a migração demonstrou o poder da História mundial, ligando padrões de grande escala do movimento humano a efeitos mais localizados do intercâmbio cultural e das mudanças históricas. A migração pode explicar as origens de um povo em um local específico. Por exemplo, os povos austronesianos migraram da Indonésia através do Oceano Índico e se estabeleceram na África Oriental, bem como as ilhas do Oceano Índico Ocidental, mais notavelmente Madagascar. Com eles foram suas linguas e práticas culturais, como técnicas agrícolas ou práticas religiosas. Em Madagascar, a migração austronesa se misturou com a migração da África Oriental para produzir a cultura malgaxe única. No entanto, os povos austronesianos eram apenas parte de uma série de ondas de pessoas que viajavam e migraram através do Oceano Índico, muitas vezes estabelecendo e depois desenvolvendo rotas comerciais. 6 De fato, grande parte do dinamismo do Oceano Índico existiu por causa das migrações de diferentes povos que compartilhavam línguas, costumes, religiões, bem como tecnologias e bens comerciais. Como tal, a migração contribuiu para a formação de comunidades cosmopolitas e interconectadas em todo o mundo do Oceano Índico e que se tornaram uma das suas características definidoras.
Em seu trabalho sobre a diáspora malgaxe, Pier Larson argumenta que Madagascar desempenhou um papel central no movimento dos povos e suas identidades no oeste do Oceano Índico devido ao grande número de escravos malgaxes exportados de sua casa. Ao examinar a influência da cultura malgaxe através do domínio da linguagem, as pessoas malgaxes mantiveram uma forte identidade étnica, mesmo que influenciaram suas novas culturas e sociedades em que se encontravam. De fato, o idioma permitiu que Malagasy se comunicasse com outras comunidades malgaxes isoladas ou indivíduos em todo o mundo. o oeste do Oceano Índico. Em vez de ver línguas africanas como subservientes aos europeus na formação de uma língua crioula, Larson argumenta que, para muitos malgaxes, se tornou a língua dominante, com outros grupos linguísticos que se adaptam a ela, inclusive aos europeus. 7.
Na migração forçada, a escravidão oferece um exemplo iluminador de como a arena do Oceano Índico opera como História Mundial, além de proporcionar uma dimensão adicional ao campo. A escravidão transatlântica forneceu uma das estruturas de destaque para o mundo atlântico, oferecendo estudos que transcendem barreiras nacionais e locais e proporcionem uma compreensão mais ampla da complexa interconectividade entre sociedades e povos. No entanto, tanto quanto isso enriqueceu nossa compreensão da dinâmica e das contribuições dos povos em uma ampla gama de espaços, tem tendência para dominar nossa discussão da escravidão. A escravidão do Oceano Índico, no entanto, foi de certa forma um fenômeno muito diferente.
A escravidão do Oceano Índico era bastante diversificada e multifacetada, incorporando muitos povos e sociedades diferentes, bem como definições. Na verdade, a própria complexidade de quem constituiu um escravo e seu papel em uma sociedade proprietária ou comercial de escravos continua a ser um tema de debate intrigante e relevante entre os estudiosos. Desde já, o sistema do Oceano Índico pode ser estudado, a escravidão parece ter sido um componente. Além disso, a escravidão no Oceano Índico era multidirecional, com escravos exportados e importados de vários lugares, incluindo a África Oriental, o subcontinente indiano, as cidades árabes e o Sudeste Asiático. Com essa diversidade, quem era um escravo e o papel que o escravo desempenhava na sociedade variou, desde servos domésticos e campos de mãos até comerciantes, concubinas, soldados ou funcionários do governo. 8.
As experiências cosmopolitas e diversas dos escravos oferecem tópicos ricos para discussão sobre o significado da própria escravidão. Existe uma continuidade suficiente entre esses tipos para definir a escravidão como o status de uma pessoa como propriedade própria. No entanto, exatamente o que isso significava ser de propriedade, é aberto a debater, particularmente porque os direitos legais e as experiências individuais diferem consideravelmente da plantação de escravidão do mundo atlântico, oferecendo aos alunos uma compreensão mais matizada do assunto. Na verdade, como os escravos entraram em um status de propriedade legal complica a discussão, pois pode variar desde as capturas na guerra até a imposição de dívidas auto-imposta. A maioria dos escravos no Oceano Índico eram mulheres e crianças e a maioria estava envolvida em tarefas e empregos além do trabalho de plantação. Além disso, a maioria tinha direitos legais, como casamento ou propriedade. A história de Abraham Bin Yiju e seu escravo Boma, que conduziu negócios em grande escala longe de casa em nome de seu mestre, como disse Amtiav Ghosh em seu trabalho clássico, In a Antique Land, fornece uma maravilhosa narrativa da influência, mesmo liberdade, que um escravo poderia possuir no Oceano Índico. 9 Larger systems were important in maintaining these legal rights across a large space, such as Islamic legal traditions, which provided for a set way of dealing with slaves, including manumission. These rights and definitions of slavery only seem paradoxical because of how transatlantic slavery has dominated our perceptions of an ancient and widespread institution. Further, even as scholarship expands, Richard Allen reminds us that much more and interesting work remains in studying the dynamics of South and Southeast Asian slavery more fully. 10 Instead of confusion, the complexity of Indian Ocean slavery reminds us of how we need to broaden our perspective in understanding the role of slavery in World History.
The spread of peoples, voluntary and forced, was often stimulated by trade. Indeed, the Indian Ocean offers excellent examples of ancient long distance trade. Cowrie shells were exported from the Maldive islands as commodity goods as well as a form of money throughout the Indian Ocean world and beyond, including interior China where archeological digs have unearthed cowrie shells from over 3000 years ago. Unique and immune to counterfeiting, cowrie shells operated as currency for small daily transactions in many areas of India, southeast Asia, China, and East Africa. As the use of cowries grew, they began to operate as a "universal currency" allowing traders and travelers to engage with local markets in a more direct, sustained fashion. 11 Beyond cowries, documents such as the Periplus of the Erythaean Sea reveal the ancient global reach of the Indian Ocean trading system, with its detailed descriptions of traders from the Roman world operating in the port cities of east Africa and India and importing luxury goods including ivory, frankincense, cinnamon, and other spices. 12 The inclusion of the Roman Empire as well as the Mediterranean world into the Indian Ocean offers added insight into just how globalized these ancient trading systems were at times. 13.
Although state powers waxed and waned, trade possessed a continuity to it that led to the development of trading systems that incorporated cultural exchange and dialogue. Although certain luxury goods traveled great distances across the Indian Ocean world, most goods, as well as merchants, did not. Because of the monsoon winds, a rhythm emerged to the seasons of trade that facilitated the need for a system that incorporated the widespread use of credit and interacting with a mixture of traders. In his seminal work, Cross-Cultural Trade in World History, Philip Curtain argued that trade diasporas were the products of and contributed to cross-cultural trade. Diasporas were trading communities where merchants settled down in foreign areas, learning the language, customs, and trade practices of these new places while maintaining contacts with their home community, thus facilitating long distance trade. As these communities grew, they remained interconnected with their home community and other diaspora communities, further stimulating trade. 14 While scholars have discussed to what degree the term diaspora should be used, debating if it can analytically explain the emergence of these communities as well how distinctive they remained versus to what extent they were absorbed, the idea behind the term, of cosmopolitan trading communities with vibrant networks that circulated people, resources, information, and goods, remains valid and a key component of the Indian Ocean world. 15.
One prominent example can be found on the eastern coast of Africa where by the 10th century a robust trading community had emerged under the Swahili. African in origin, the Swahili people carved out a maritime community from global trading contacts that not only tied them into the Indian Ocean economic system, but also forged a new common culture that incorporated a mixture of ideas from afar. The Swahili adopted Islam, and incorporated into their Bantu based language many Arabic words as well as an Arabic writing script. Indeed, their clothing, architecture, and other cultural practices reflect a cosmopolitan heritage. 16.
The Swahili operated as middlemen for a vast trading network that linked Central Africa with the ports of the Indian Ocean. They controlled access to both the hinterland and maritime goods and archeological evidence has revealed how their towns were built around this premise. With a mosque at the center and often stone walls to protect these coastal centers from raids, many buildings also had additional rooms built on to them to accommodate guests. A trader would come and stay with a family during the duration of his trip, often returning to the same family season after season and conducting trade with that family. Often traders married into these families, cementing the economic alliance, usually through temporary marriages. Finally, since the Swahili linked the African interior with the wider Indian Ocean they provided opportunities for not just goods but also peoples and ideas to circulate. 17.
The Swahili coast emerged from the exchanges of Indian Ocean trade, particularly from sustained contact with Muslim merchants. Although the rapid spread of Islam is often told through its westward expansion toward Spain and the emergence of Islamic empires in the Middle East, it moved through the Indian Ocean world as well. Islam often followed existing trade networks, and Muslim communities can be found not just along the Swahili coast in East Africa, but also in Indian and Chinese port cities as early as the 8 th century. 18 Eventually, Islam became a robust presence throughout the Indian Ocean world's trading networks and port cities. Such expansion of Islam allows us to tell its story in a more nuanced way.
Often merchants stimulated conversions to Islam, winning over other traders through pragmatic economic benefits such as tax structures and trade contacts, particularly to lucrative trade routes, or through simple daily persuasion. 19 Conversions were limited at first but Islam gained converts over the next few centuries and the constant interaction between traders, pilgrims, and scholars helped to keep fledging Muslim communities in contact with each other. 20 Indeed, we can see evidence of these connections through the example of the call to prayer where in Aden the names of Indian political leaders were named, acknowledging on some level the connection between them. 21 With tens of thousands or more Muslims traveling to Mecca annually, the hajj operated not only as a religious center, but also as a broader focal point of exchange for the Indian Ocean world. Between Mecca and Jidda, Muslims from across the Islamic world interacted, discussing politics and culture, trading goods including spices, textiles, coffee, and Chinese porcelain, and unintentionally transmitting diseases. 22 Still, despite Islam's pervasiveness, Muslims often remained minorities in much of the Indian Ocean region. Through these details, however, we can explore a more complicated version of Islam that emphasizes its cosmopolitan quality: Muslims were not just Arabs, but a motley mix of Arabs, east Africans, Gujaratis, Persians, Chinese, and more.
As Islam spread, it brought with it not just a common religious belief or set of cultural practices, but also a common language, legal system, and monetary policy that allowed even non-Muslims to participate. The heavy emphasis on law and its interpretation in Islam provided a rich legal system that traders could draw upon that was both familiar and stable. Disputes over ship losses, currency valuations, or other contracts could be administered and judged by a Muslim legal scholar. 23 While Ibn Battuta offers the most famous example of how a Muslim could travel throughout the Indian Ocean and through language and training in Islamic law find not just hospitality, but also a job as a qadi , or judge, even non-Muslims often employed these courts and navigated this system. 24 The knowledge of how a contract would be interpreted and upheld brought security in a region where months of waiting on the right monsoon season to ship or deliver merchandise was commonplace. 25.
Yet in many ways, it was the port city that defined the Indian Ocean and offers a microcosm of the global ideas and benefits it brings to World History. Ports littered the Indian Ocean littoral, including Surat, Calicut, Aceh, Mocha, Cape Town, Hormuz, and Basra. 26 Port cities offer an excellent example of how local conditions interacted with the wider world in a single setting. It was in the port city where networks and exchanges operated, where goods were traded, where peoples discussed politics, religion, and daily life, and where ties to other ports were sustained.
Michael Pearson has defined port cities as not simply urban spaces next to the sea, but as those places defined and dominated by the interactions of the port and its harbor rather than connections to the interior. 27 Indian Ocean studies has worked with other maritime fields to detail the elaborate cosmopolitan quality of many of these port cities, which were defined by a fluid and steady exchange of peoples, ideas, and goods. As such, to define a port city simply through its hinterland or even a political state that may have governed it misses the very quality that breathed life into the city. Indeed, it was the movement of peoples, from migrants to slaves to laborers, that not only defined the port city, but also offer us a way to analyze the adaptation of peoples and the creation of new ideas and cultures. Indeed, even "secondary cities," ports of lesser size and magnitude, fulfilled this function of tapping into the networks of Indian Ocean trade and tying these cities as well as the smaller villages and hinterland around them, to the major ports and Indian Ocean. 28 Further, McPherson reminds us that European empires began to establish themselves in ports first, then moved inland in many instances, offering another vantage point to examine the change that European empires brought as well as their limitations and extent they were influenced by local ideas. 29.
Location and how a port attracted trade were essential to its success. In the case of Aden, Margariti argues that the port emerged as a powerful and affluent trading center because it took conscious steps to lure Indian Ocean trade into its port rather than its competitors. A robust infrastructure for trading and exchanging goods, a system to insure merchandise and ships, as well as a haven of supplies and expertise for ship repair made Aden a formidable port city, particularly from the 10 th through 13 th centuries. Aden's stability combined with its location to connect trade of the Indian Ocean trade with the Red Sea and Mediterranean trading world. Just as useful, Margariti shows us glimpses of further global connections, such as her examples of the high number of Jewish merchants in the port with ties to India as well as the Mediterranean, and the constant inflow of timber supplies from East Africa to keep Aden's ship repair center operating. 30 Aden's customhouse supported a range of different peoples trading with each other, and in the case of Islam we can find a large network of Muslim communities connected to the port despite geographical location or state affiliation. 31.
We can find a similar dynamic in the Chinese port city of Quanzhou, reminding us that Chinese empires and their port cities were entwined within the mechanics of the Indian Ocean world. 32 Following the ebb and flow of the city, John Chaffee argues that its ties to the wider Indian Ocean trade networks beginning in the 10 th century were crucial to the city's success as it tied into a diverse trade network and its own migrant community swelled, as evident by the number of Muslims, Tamil Hindus, and others within the city. Indeed, the port grew rapidly in size to several hundred thousand to perhaps a million people by the 11 th century, its success driven by private trade and profits which had some degree of state support. It was only during the Ming period, when trade was restricted and redirected to other ports that Quanzhou declined in relative importance. 33 Instead of viewing Chinese empires as insulated, ports such as Quanzhou remind us how the Chinese economy actively participated with the dynamics of the Indian Ocean world.
On the east African coast, the port of Kilwa dominated regional commerce. By the 11 th century, Muslim merchants directed a flourishing trade with ivory, slaves, and particularly gold leaving the East African coast and luxury goods such as porcelain, jewelry, and textiles imported in return. Indeed, prior to the 15 th century, Kilwa operated as an entrepot, surviving on its trade and the number of Chinese goods found at archeological digs in Kilwa only accentuates the vibrancy and reach of Indian Ocean trade. Even the famed Ibn Battuta traveled to Kilwa, drawn to the port by its reputation for affluence due its control of the gold trade as well as the port’s participation in the wide networks of Muslim merchants and rulers. Finally, the city’s vibrant economy left the port vulnerable to the spread of spread of Bubonic plague as it traveled across trade routes during the mid to late 14 th century, weakening the port’s economy and political structure. 34.
As a final example, Melaka served as a major entrepot during the 15 th and 16 th centuries when it dominated the Indian Ocean trade, particularly the flow of spices. Melaka operated as an open, free market, welcoming a vast array of traders. As with so many ports in southeast Asia, Melaka survived off trade and charged a customs duty on all goods aboard a ship before allowing those merchants to trade. Records indicate this ranged from 3–6% of the value of the goods. And while Islam was the official religion, there was a diverse mix of peoples: Gujaratis, Tamils, Chinese, Arabs, Javanese, as well as others were all found in large numbers. Indeed, the Portuguese trader Tome Pires marveled at the "84 tongues" found in the city. By the time the Portuguese took over the city in 1511, the city had over 100 000 people. 35 Still, as a port there was nothing remarkable about Melaka, except for its success. Melaka successfully interacted with powerful empires; its power grew from its ability to leverage the arrival of Chinese traders with Zheng He's treasure fleets at the start of the 15 th century. After a century of autonomy, the Portuguese seized the city by force, at once changing its makeup with the flight of many traders, particularly Muslims. As Melaka diminished in power, its story reveals the state of European actors who had to learn to adapt even as they attempted to balance religious zeal and violence with profit and local cooperation. 36.
III. European Involvement.
With a broad understanding of the Indian Ocean world in place we can incorporate European actors, view them to start as marginal factors in this complex historical arena, and slowly chart their progress as we tell our students the story. And even as Europeans through an erratic ebb and flow came to influence enormous economic and political power over parts of the Indian Ocean world, this remained a contested and negotiated way of life, highly dependent upon the local for resources, knowledge, and personnel to function. 37.
Wealth, particularly spices, drew Europeans into the rich markets of the Indian Ocean world. We tend to view European entry as quickly dominating the Indian Ocean, forgetting the difficulties and challenges and ignoring the success of local actors. It does seem that the systemic use of violence by agents of the state, ranging from ship based cannon to the tortures many Europeans inflicted on captured enemies, was novel to a system based on openness to trade and where states were often absent from the sea routes. 38 This is not to say that violence was nonexistent, and the presence of piracy underscores one of the many dangers of trading in the Indian Ocean. 39 But it does complicate our understanding. Further, European power was often confined to the sea, and even then could by stymied, such as with Ottoman naval squadrons preventing Portuguese access into the Red Sea during the sixteenth century. 40 Ultimately, state violence and the advantage it gave Western actors in some arenas was mitigated by their meager resources and personnel as well as their constant need to negotiate.
The attempt by the Portuguese and later the Dutch to control the spice trade offers revealing examples. The demand for spices provided one of the main drives for the Portuguese to sail around Africa and enter the Indian Ocean world. While essential to understanding European involvement, this often skews our understanding of the spice trade. Yes, European merchants who returned home during the 16 th and 17 th centuries could make profits of several hundred percent or more off of the spice in their holds, but most of the spices, even when the trade became dominated by the Dutch, remained within Asia. Indian city-states continued to consume spice in enormous quantities, yet they were outstripped by China. Even during the height of the VOC much of the trade within the Indian Ocean remained carried by ships staffed and owned by Indians, some of whom amassed enormous fortunes. 41 By remembering that the spice trade became global, even as it remained centered in the Asian world, we provide a more balance and nuanced picture. Further, the spice trade receded in total importance with the rise of mass commodities such as textiles, particularly Indian cotton, and the distribution of global cash crops, including sugar, coffee, tobacco, and tea among others, providing another example to explain the changes in the world's economy brought about by cash crops and the rise of a consumer culture. 42.
Even as Europeans participated in the spice trade and developed trading companies their success relied upon their interaction with local peoples. The Portuguese Empire and later the Dutch East India Company (VOC) relied heavily upon local labor to build and staff their forts and ships, and to serve as translators and traders. Indeed, even in Portuguese Goa or Dutch Batavia Europeans remained a distinct numerical minority of less than 10% of the total population; in most other places it was far less. 43 In a landmark study, Jean Gelman Taylor argued that the social world of Batavia was a fusion of different cultures and where local women, who historically played a large role in the local economies, continued to wield influence over their Dutch husbands and families. Southeast Asian women's knowledge of the local markets, and the languages and customs, were only part of their importance. Given the high death rate due to disease, southeast Asian women often outlived Dutch men, and prominent widows often amassed wealth and maintained valuable connections between their Dutch and Asian kin. Despite legal attempts to prevent it, a creole society developed during the seventeenth and eighteenth centuries where children often learned Malay as their first language, Asian food dominated, and Asian garb, rather than European, was the norm. 44.
Instead of sheer domination or imposing their will or morals, Europeans contributed to the cosmopolitan quality of the Indian Ocean through cultural creation. In Creating the Creole Island, Megan Vaughan reveals the complexities of the emergence of a French colonial plantation system in the Indian Ocean world, and reminds us how multicultural identities at times emerged from painful experiences. While the infusion of slaves from the same areas of Africa allowed for some degree of cultural continuity on Mauritius, in many ways a new cultural identity was imposed upon African slaves because of the demands and rigors of a plantation style life. The use of indentured labor from India with the end of slavery and the British taking position of the island during the nineteenth century only complicated this process. Vaughan provides a window into some of the daily difficulties slaves endured as she successfully demonstrates the pain that the creation of a multicultural identity can bring to individuals. 45.
Europeans contributed to the global dynamic of the Indian Ocean in other ways as well. For example, European trading and settlement increased the types and velocity of migration. In her work on the Dutch East Trading Company, Kerry Ward argues that imperial networks defined the VOC in the Indian Ocean region as it had to constantly negotiate with its subjects and local peoples. It was these networks of people that provided the flow of information, trading knowledge, labor, and even legal status of people within the VOC's "empire." With colonies on the Cape of Good Hope, Sri Lanka, Batavia, and other places, the VOC did not just trade goods and use imported labor on their spice plantations, but also shipped peoples, often involuntarily to different colonies. A person's legal status within the VOC depended not just upon racial or ethnic identities, but also their political status as the VOC shipped convicts and exiles as punishment. Yet exiling political opponents often led to their ideas merely shifting places even as personal networks allowed contact with their home region to continue. 46.
Even the heights of the British Empire often involved the continuation of older global networks for migrants and workers. Indeed, the Indian Ocean participated in the great wave of nineteenth century migration. Beyond the millions of people leaving Europe for the Americas during this period, tens of millions of people from China as well as western Russia moved into Manchuria and eastern Siberia. Tens of millions of Chinese people also entered southeastern Asia, tapping into the labor markets of the Indian Ocean world. 47 And from India, over 30 million Indians traveled through labor markets. Of these, perhaps 24 million Indians returned home. This "circular migration" fueled economies throughout the Indian Ocean world, particularly the needs of plantations and rice fields from Burma to Zanzibar and the British Empire's railroad building in Africa. 48.
Western imperialism drew upon the connections and exchanges of the Indian Ocean world and became a multifaceted experience. 49 Yet local worlds remained even as they adapted to global and imperial changes. For instance, in Zanzibar the British attempted to replace the local dhow sailing trade with steam ships that carried manufactured goods, yet a vibrant informal economy remained centered around the dhow, which shipped goods ranging from mangrove poles and grain to carpets and cloves, often to places that the steamers could not reach up and down the coast of East Africa as well as Arab, Persian, and Indian ports. 50 Local communities retained their influence in part because they were already defined by the global dynamic of the Indian Ocean.
European involvement in the Indian Ocean is not a simple story of the violent or ambitiously capitalistic but rather a story contingent upon local knowledge and global forces. The arrival of the Portuguese into the Indian Ocean world only marks a watershed moment if we collapse the history of this region. Instead, Vasco da Gama and those who followed him entered into a cosmopolitan world, one already deeply defined by global trade patterns and cross cultural exchange and one in which they struggled to understand and adapt. Instead of Europeans overturning this global system, they became a part of it. And despite the growing influence of European imperial powers, the Indian Ocean world survived. Many of its older networks remained salient and local trading and methods remained influential well into the twentieth century.
I have not attempted to provide an exhaustive list of the ways that the Indian Ocean can enhance our understanding of World History. However, when we incorporate the Indian Ocean in our teaching of World History, we can find tangible examples for our intellectual framework and I hope to have offered a few here. Indeed, the interconnections, patterns, and exchanges at the heart of World History now have multiple layers to examine and explore ranging from the macro through the regional down to the local. Further, these units provide a crucial element of change over time. In the end, the Indian Ocean offers a way to get at the heart of World History where we can demonstrate to our students that this globalizing process possesses not only an ancient quality to it, but also that World History is not about an attempt to craft a common or universal culture, not about incorporating all just for the sake of it, but how these moments of connection were participated in by a vast array of humanity and how their contributions influences and created historical change.
Thomas Anderson is a lecturer at the University of New Hampshire and can be contacted at globalhistorian@gmail.
1 For an excellent analysis of the recent historiography of the Indian Ocean, which I will not deal with here, see Markus P. M. Vink, "Indian Ocean Studies and the 'New Thalassology,'" Journal of Global History , 2 (2007): 41–62. For a textbook on the Indian Ocean, see Michael Pearson, The Indian Ocean (New York: Routledge, 2003). For the more ambitious, there is also K. N Chaudhuri, Asia Before Europe: Economy and Civilisation of the Indian Ocean from the Rise of Islam to 1750 (New York: Cambridge University Press, 1990) as well as the more recent work on the western half of the Indian Ocean Abdul Sheriff, Dhow Cultures of the Indian Ocean: Cosmopolitanism, Commerce, and Islam (New York: Columbia University Press, 2018).
2 Michael Pearson, The Indian Ocean (New York: Routledge, 2003); Milo Kearney, The Indian Ocean in World History (New York: Routledge, 2004); Kenneth McPherson, The Indian Ocean: A History of People and the Sea (New York: Oxford University Press, 1993); Richard Hall, Empires of the Monsoon: A History of the Indian Ocean and Its Invaders (London: Harper Collins, 1998): Chaudhuri, Asia Before Europe.
3 George F. Hourani, Arab Seafaring in the Indian Ocean in Ancient and Early Medieval Times (Princeton: University of Princeton, Press, reprint 1995); Sheriff, Dhow Cultures of the Indian Ocean ; Paul Lunde, "The Navigator: Ahmad Ibn Majid" Saudi Aramco World (July/August 2005): 45–48.
4 For a primary source full of stories and reports on the Indian Ocean see Buzurg ibn Shahriyar, The Book of the Wonders of India (London: East-West Publications, 1980) translated by GFSP Freeman-Grenville.
5 Mike Davis, Late Victorian Holocausts: El Nino Famines and the Making of the Third World (New York: Verso, 2001).
6 Patrick Manning, Migration in World History ; Robert Blench, "Evidence for Austronesian Voyages in the Indian Ocean" in Atholl Anderson, James H Barrett, Katherine V. Boyle, eds., The Global Origins and Development of Seafaring (Cambridge, UK: McDonald Institute for Archeological Research, 2018): 239–248.
7 Pier Larson, Ocean of Letters: Language and Creolization in an Indian Ocean Diaspora . (New York: Cambridge University Press, 2009).
8 Richard Allen, "Satisfying the Want" Journal of World History v 21, no. 1 (March 2018): 45–73;Gwyn Campbell, ed. The Structure of Slavery in Indian Ocean Africa and Asia (Portland, OR: Frank Cass, 2004); Gwyn Campbell, ed. Abolition and its aftermath in Indian Ocean Africa and Asia. (New York: Routledge, 2005); Edward Alpers, Gwyn Campbell, and Michael Salman, eds., Resisting Bondage in Indian Ocean Africa and Asia. (New York: Routledge 2007); Deryck Scarr, Slaving and Slavery in the Indian Ocean (New York: St. Martin's Press, 1998); Emma Christopher, Cassandra Pybus, Marcus Rediker, eds. Many Middle Passages: Forced Migration and the Making of the Modern World . (Berkeley: University of California Press, 2007); Markus Vink, " 'The World's Oldest Trade': Dutch Slavery and Slave Trade inthe Indian Ocean in the Seventeenth Century" Journal of World History , v. 14, No. 2 (June 2003): 131–177.
9 Amitav Ghosh, In An Antique Land. (New York: A. A. Knopf, 1993).
10 Richard Allen, "Satisfying the Want"
11 Bin Yang, "The Rise and Fall of Cowrie Shells: The Asian Story" Journal of World History v 22, no.1 (March 2018): 1–26; Sanjay Garg, "Non-metallic currencies of India in Indian Ocean Trade and Economies" in Himanshu Prabha Ray and Edward Alpers, eds., Cross Currents and Community Networks: The History of the Indian Ocean (New York: Oxford University Press, 2007): 245–262.
12 Matthew P Fitzpatrick, "Provincializing Rome: The Indian Ocean Trade Network and Roman Imperialism" Journal of World History v 22, no.1 (March 2018): 27–54; John Keay, The Spice Route: A History . (Berkeley: University of California Press, 2006)
13 For further examination see Steven E. Sidebotham, Berenike and the Ancient Maritime Spice Route (Berkeley: University of California Press, 2018).
14 Philip Curtin, Cross-Cultural Trade in World History (New York: Cambridge University Press, 1984).
15 For an excellent analysis of trade diasporas as well as a longer discussion on the role of Armenians as a circulation society, see Sebouh David Aslanian, From the Indian Ocean to the Mediterranean: the Global Trade Networks of Armenian merchants from New Julfa (Berkeley: University of California Press, 2018). Barendse also offers an alternative view of trade diasporas in his work, RJ Barendse, The Arabian Seas: The Indian Ocean World of the Seventeenth Century . (London: M. E. Sharpe 2002). For more on trade networks also see Francesca Trivellato, The Familiarity of Strangers: The Sephardic Diaspora, Livorno, and Cross-Cultural Trade in the Early Modern Period . (New Haven: Yale University Press, 2009).
16 Mark Horton and John Middleton, The Swahili: The Social Landscape of a Mercantile Society (Blackwell Publishing: Malden MA, 2000); James de Vere Allen, Swahili Origins: Swahili Culture and the Shungwaya Phenomenon. (Athens: Ohio University Press, 1993)
17 Horton and Middleton, The Swahili ; John Middleton, African Merchants of the Indian Ocean: Swahili of the East African Coast (2004)
18 Lombard and Aubin, eds., Asian Merchants and Businessmen in the Indian Ocean and the China Sea (New York: Oxford University Press, 2000); Chaudhuri, Asia Before Europe ; Pearson, The Indian Ocean.
19 Patricia Risso, Merchants and Faith: Muslim Commerce and Culture in the Indian Ocean . (Boulder, CO: Westview Press, 1995); Sheriff, Dhow Cultures of the Indian Ocean.
20 Another example can be found in the ambitious work of Engseng Ho, The Graves of Tarim: Genealogy and Mobility Across the Indian Ocean (Berkeley: University of California Press, 2006) which explores Hadrami diasporic communities across the Indian Ocean world which maintained and reworked their prestigious Islamic heritage as they adapted to new and local conditions.
21 Elizabeth Lambourn, "India from Aden" in Kenneth Hall, Secondary Cities and Urban Networking in the Indian Ocean Realm, c 1400–1800 . (Lanham: Lexington Books, 2008).
22 M. N. Pearson, Pious Passengers: The Hajj in Early Times (London: Hurst and Company, 1994); Suraiya Faroqhi, Pilgrims and Sultans: The Hajj Under the Ottomans, 1517–1683 (New York: I. B. Tauris & Co., 1994); Sheriff, Dhow Cultures of the Indian Ocean.
23 Risso, Merchants and Faith ; Andre Wink, Al-Hind: The Making of the Indo-Islamic World (Leiden, Brill, 1991)
24 For more on Ibn Battuta, see Ross Dunn, The Adventures of Ibn Battuta: A Muslim Traveler of the Fourteenth Century (Berkeley: University of California Press, 2005). For an interesting examination on how to read Ibn Battuta see David Waines, The Oydessy of Ibn Battuta:Uncommon Tales of a Medieval Traveler (Chicago: University of Chicago Press, 2018).
25 A similar pattern of Islam providing legal and cultural continuity emerged in the Trans-Saharan world, see Ghislaine Lydon, On Trans-Saharan Trails: Islamic Law, Trade Networks, and Cross-Cultural Exchange in Nineteenth-Century Western Africa (New York: Cambridge University Press, 2009).
26 There is a growing literature on these ports and their interactions with the Indian Ocean world including Kenneth Hall, Secondary Cities and Urban Networking in the Indian Ocean Realm, c 1400–1800 . (Lanham: Lexington Books, 2008); Willem Floor, The Persian Gulf: A Political and Economic History of Five Port Cities, 1500–1730 (Washington, DC: Mage Publishers, 2006); R Michael Feener, Patrick Daly, Anthony Reid, eds. Mapping the Achenese Past (Leiden: KITLV Press, 2018).
27 Michael Pearson, Port Cities and Intruders: The Swahili Coast, India, and Portugal in the Early Modern Era . (Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998); M. N. Pearson, The Indian Ocean . (New York: Routledge, 2003)
28 Kenneth Hall, ed., Secondary Cities and Urban Networking in the Indian Ocean Realm, c 1400–1800 (Lanham: Lexington Books, 2008).
29 Kenneth McPherson, "Port Cities as Nodal Points of Change: The Indian Ocean, 18902–1920s" in Leila Fawaz and C. A. Bayly, eds. Modernity and Culture: From the Mediterranean to the Indian Ocean (New York: Columbia University Press, 2002): 75–95.
30 Roxani Eleni Margariti, Aden and the Indian Ocean Trade: 150 Years in the Life of a Medieval Arabian Port . (Chapel Hill: University of North Carolina Press, 2007).
31 Elizabeth Lambourn, "India from Aden: Khutba and Muslim Urban Networks in Late Thirteenth-Century India" in Hall, Secondary Cities and Urban Networking in the Indian Ocean Realm : 55–97.
32 For an in-depth analysis of Quanzhou see Angela Schottenhammer, ed., The Emporium of the World: Maritime Quanzhou, 1000–1400 (Leiden: Brill, 2001).
33 John Chaffee, "At the Intersection of Empire and World Trade" in Hall, Secondary Cities and Urban Networking in the Indian Ocean Realm : 99–122.
34 Michael Pearson, Port Cities and Intruders; J. E.G. Sutton, Kilwa: A History of the Ancient Swahili Town with a Guide to the Monuments of Kilwa Kisiwani and adjacent islands (Nariobi; British Institute in East Africa with the Tanzanian Antiquities Unit, 2000); Ross Dunn, The Adventures of Ibn Battuta: A Muslim Traveller of the Fourteenth Century (Berkeley: University of California Press, 1986): 126–128.
35 Luis Filipe F. R. Thomaz, "Melaka and Its Merchant Communities at the turn of the 16th century" in Lombard and Aubin, eds., Asian Merchants and Businessmen in the Indian Ocean and the China Sea (New York: Oxford University Press, 2000): 25–39; Tome Pires, The Suma Oriental of Tome Pires (London: The Hakluyt Society, 1944); A short summary of some of Tome Pires can be found in Stewart Gordon, When Asia Was the World (Cambridge, MA: De Capo Press, 2008): 157–176.
36 Kenneth Hall, "Coastal Cities in an Age of Transition: Upstream-Downstream Networking and Societal Development in Fifteenth and Sixteenth - Century Maritime Southeast Asia" in Hall, Secondary Cities and Urban Networking in the Indian Ocean Realm : 177–204. For a wider overview of the region, including the role of Melaka, see Donald B Freeman, The Straits of Malacca: Gateway or Gauntlet (Montreal: McGill-Queen's University Press, 2003).
37 For example, see Denys Lombard and Jean Aubin, eds, Asian Merchants and Businessmen in the Indian Ocean and the China Sea . (New York: Oxford University Press, 2000). For the 19 th and 20 th centuries also see Sugata Bose, A Hundred Horizons: the Indian Ocean in the Age of Global Empire (Cambridge, MA: Harvard University Press, 2006) and Thomas R. Metcalf, Imperial Connections: India in the Indian Ocean arena, 1860–1920 (Berkeley: University of California Press, 2007).
38 For instance, see Sanjay Subrahmanyam, The Career and Legend of Vasco da Gama (New York: Cambridge University Press, 1997); Ashin Das Gupta, The World of the Indian Ocean Merchant, 1500–1800: Collected Essays of Ashin Das Gupta . (New York: Oxford University Press, 2001); Pearson, The Indian Ocean.
39 Patricia Risso, "Cross-Cultural Perceptions of Piracy: Maritime Violence in the Western Indian Ocean and Persian Gulf Region during a Long Eighteenth Century" Journal of World History 12, no. 2 (2001): 293–319.
40 Giancarlo Casale, The Ottoman Age of Exploration (New York: Oxford University Press, 2018).
41 Ashin Das Gupta, The World of the Indian Ocean Merchant . For examples on how the spice trade is often seen only through a European prism, see entertaining reads such as Charles Corn, Scents of Eden: A Narrative of the Spice Trade (New York: Kodansha International, 1998) and Giles Milton, Nathaniel's Nutmeg: or the True and Incredible Adventures of the Spice Trader who Changed the Course of History (New York: Farrar, Straus, and Giroux, 1999).
42 For more on spices see M. N Pearson, ed., Spices in the Indian Ocean World (Brookfield, VT: Ashgate Publishing Company, 1996); John Keay, The Spice Route: A History (Berkeley: University of California Press, 2006). In his powerful work on global history, Bayly addresses this issue of the rise of a consumer, universal culture, see C. A. Bayly, The Birth of the Modern World, 1780–1914: Global Connections and Comparisons (Malden, MA: Blackwell Publishing, 2004).
43 A. J.R. Russell-Wood, The Portuguese Empire, 1415–1808: A World on the Move (Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1998) ; Anthony R. Disney, A History of Portugal and the Portuguese Empire (New York: Cambridge University Press, 2009); Jean Gelman Taylor, The Social World of Batavia: European and Eurasian in Colonial Indonesia (Madison: University of Wisconsin Press, 2009).
44 Taylor, The Social World of Batavia.
45 Megan Vaughan, Creating the Creole Island: Slavery in Eighteenth-Century Mauritius (Durham, NC: Duke University Press, 2005).
46 Kerry Ward, Networks of Empire: Forced Migration in the Dutch East India Company (New York: Cambridge University Press, 2009)
47 Adam McKeown, Melancholy Order: Asian Migration and the Globalization of Borders (New York: Columbia University Press, 2008).
48 Bose, A Hundred Horizons.
49 Metcalf, Imperial Connections .
50 Bose, A Hundred Horizons; For a wider discussion on the centrality of the dhow see Sheriff, Dhow Cultures of the Indian Ocean.

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